Jurí

Nasceu no Ribatejo, cresceu na Renânia do Norte (Alemanha) e fez o liceu em Coimbra. Ingressou no curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1982, licenciando-se em 1987, ano em que começou a lecionar na mesma instituição. Fez o Doutoramento em design de comunicação em 2006 com uma tese sobre Design Editorial, analisando as primeiras páginas de jornais diários do Porto. Foi a primeira tese de doutoramento sobre design de comunicação a ser defendida na Universidade do Porto (FBAUP), onde posteriormente fundou o Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais. Paralelamente é diretor artístico do Studio Eduardo Aires, cujo trabalho multidisciplinar tem vindo a ser internacionalmente premiado. Entre os projetos premiados está a nova identidade da Cidade do Porto. Nos últimos anos tem sido convidado a integrar júris internacionais e a proferir palestras sobre Design em todo o mundo. Vive e trabalha no Porto desde 1982.

É um fotógrafo independente que vive e trabalha no Porto. No seu trabalho autoral, utiliza a fotografia e o vídeo para abordar temas como o ordinário e o primordial, especialmente aqueles ligados à vivência da montanha e da periferia da cidade. É evidente, no seu trabalho, uma procura pela qualidade escultórica dos objetos banais. É co-fundador do estúdio URSA, onde explora a interseção entre imagem e espaço, e da “A Caixa Negra”, dedicada à fotografia de arquitetura. É, desde 2016, fotógrafo oficial da Casa da Música.

Nasceu na cidade do Porto. Afastou-se da sua formação em Engenharia e formou-se em Fotografia. Colabora com entidades públicas e privadas e com meios de comunicação social. Conta com obra publicada e exposta. Realiza trabalhos na área do fotojornalismo e da fotografia documental.

(Guimarães, 1985) é arquiteta, curadora, professora e investigadora nas áreas da arquitetura, da cidade e da cenografia urbana. Fundadora do atelier Andreia Garcia Architectural Affairs, tem-se especializado na disseminação da arquitetura através da investigação, da prática curatorial e de projetos editoriais. O trabalho do atelier foi já selecionado para os Prémis FAD e Bulding of the Year e publicado em revistas internacionais de especialidade como Dezeen, Domus, Designboom, Archdaily, entre outras. Enquanto comissária, em 2012 desenvolveu o projeto Smaller Cities na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. Em 2015 foi curadora do Projeto Memória que comemorou o centenário do Theatro Circo de Braga e foi responsável pela coordenação editorial da Representação Portuguesa na XXI Trienal de Milão. Em 2018 concebeu a curadoria da 1ª edição do Mês da Arquitetura da Maia. Está, neste momento, a preparar a 2ª edição subordinada ao futuro da arquitetura e da cidade. O seu doutoramento (FAUL, 2015), entretanto editado em livro, recebeu o Prémio Professor Manuel Tainha, pela melhor Dissertação no Doutoramento em Arquitetura de 2014/2015. Têm sido regularmente crítica externa na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e na Architectural Association (Londres). Desde 2017 é professora auxiliar convidada no Curso de Arquitetura da Universidade da Beira Interior. Em 2018 é professora auxiliar convidada na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Desde finais de 2016 é co-fundadora e co-curadora, com Diogo Aguiar, da Galeria de Arquitectura - um espaço independente dedicado à reflexão sobre a disciplina, no Porto.

Catarina Gomes Magalhães nasceu no Porto a 15 de Agosto de 1973, tendo-se licenciado em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Frequentou durante um ano, através do programa Erasmus, a Universidade de Sevilha. Teve o privilégio de iniciar o seu percurso profissional no atelier do Arquiteto e Professor Fernando Távora. Trabalhou durante doze anos na Câmara Municipal de Vila do Conde em projetos de reabilitação urbana de edifícios municipais. Nos últimos dez anos, já na Câmara Municipal do Porto, participou em diversos projetos de reabilitação e desenho de equipamento urbano no espaço público, que impactam o atual momento da cidade.